PLANTÃO DE NOTÍCIA
Search

SITUAÇÃO MUITO DELICADA: Semarh alerta que 22 reservatórios no RN entram em colapso até janeiro de 2015

A Tribuna do Norte destaca nesta quarta-feira(3) que o Rio Grande do Norte deve chegar nos primeiros meses de 2015 com 22 reservatórios de água colapsados. A informação é da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) com base em simulação de perda de água dos reservatórios. Dos  46 reservatórios monitorados pela Semarh, 12 já estão em colapso, e mais 10 devem chegar a este  status até fevereiro de 2015. Diante do cenário será renovado o decreto de calamidade pública para o RN.
É considerado um colapso quando o reservatório chega ao “volume morto”. Quando o volume da barragem fica abaixo das tomadas de água, inviável para captação via adutora. A simulação, feita pela Semarh, se baseia na vazão de água retirada dos reservatórios e a evaporação deles. Não considera eventuais chuvas. O que é difícil de ocorrer, pelo menos nestes próximos três meses – setembro, outubro e novembro -, de acordo com o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot. Ainda nesse ano chegam ao limite de sua capacidade mínima quatro reservatórios – dois até o mês de outubro, e outros dois dezembro. Um deles é o Marechal Dutra, chamado de Gargalheiras, que abastece os municípios de Currais Novos e Acari.
Neste cenário, a previsão é de garantia do abastecimento de água para estas duas cidades até dezembro deste ano. A solução viável seria uma adutora de engate rápido, captando água no reservatório Armando Ribeiro, em Açu. A grave situação atinge, majoritariamente, as regiões do Seridó e Alto Oeste. Cinco cidades estão hoje em colapso de abastecimento, e 111 municípios abastecidos por carros-pipa do Exército. Outra cidade à iminência do colapso é Pau dos Ferros.
Com informações da Tribuna do Norte


TAG

0 Você estar em: “SITUAÇÃO MUITO DELICADA: Semarh alerta que 22 reservatórios no RN entram em colapso até janeiro de 2015