PLANTÃO DE NOTÍCIA
Search

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada no Rio Grande do Norte


No ultimo dia para o fim da campanha nacional de vacinação contra a gripe, que termina hoje (9), apenas 37,89% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários foram vacinadas no Rio Grande do Norte, segundo dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS). A meta é vacinar 666.545 mil pessoas no estado, mas até ás 10hrs da manhã desta sexta-feira (09) foram vacinadas pouco mais de 252 mil pessoas.

Devido aos números abaixo do esperado, o PNI recomendou a todos os estados prorrogarem a vacinação até atingirem a meta de 80%. Seguindo essa orientação, o Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que os municípios potiguares seguirão com a vacinação até atingirem a meta.

A meta do MS é imunizar 80% do público-alvo, mas até agora a média nacional está em 46,40%. Aqui no RN quatro Unidades Regionais de Saúde (Ursap’s) estão acima dessa média: a 5ª (Santa Cruz, com 49,79%), a 1ª (São José de Mipibú, com 50,48%), a 6ª (Pau dos Ferros, com 50,21%) e destaque para a 3ª, com sede em João Câmara, que já vacinou 29.984 mil pessoas (56,06%). No entanto, os números estão bem abaixo na 2ª Ursap, com sede em Mossoró (32,01%), e na Grande Natal, que vacinou até o momento 65.554 mil, das 250.778 mil pessoas esperadas, ou seja, 26,14%”.

O público-alvo da vacina é composto por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, idosos e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão do vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Para uma maior proteção todos devem cultivar hábitos simples como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. Os sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.



0 Você estar em: “Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada no Rio Grande do Norte