PLANTÃO DE NOTÍCIA
Search

Saúde: Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa hoje!

A vacina é segura e é a melhor forma de evitar doenças graves, internações ou mesmo óbitos por complicações associadas à gripe.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta terça-feira, dia 22 de abril. Até o dia 9 de maio, deverão se vacinados idosos, gestantes, crianças de seis meses a 4 anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto, indígenas, presos, doentes crônicos e profissionais de saúde. A meta é imunizar pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários.

No sábado, (26), será o Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe, quando serão montados postos de vacinação avançados em igrejas, centros comunitários, creches, entre outros locais.

Todos os Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família deverão oferecer a vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (H1N1; H3N2 e influenza B), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A vacina é segura e é a melhor forma de evitar doenças graves, internações ou mesmo óbitos por complicações associadas à gripe. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.


TAG

0 Você estar em: “Saúde: Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa hoje!