PLANTÃO DE NOTÍCIA
Search

Quer parar de fumar? Identifique os gatilhos para driblar a vontade de acender o cigarro

Parar de fumar não é fácil, a nicotina é uma substância extremamente viciante e a principal responsável pela dependência. Além disso, fumar muitas vezes é um hábito, e diversas situações podem servir como impulso para você fumar, são os chamados gatilhos! "Uma situação representa um gatilho para a pessoa por fazê-la lembrar da substância, como quando o fumante vê outra pessoa com o cigarro", descreve o psiquiatra Hewdy Lobo do ProMulher, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP e diretor do Vida Mental Serviços Médicos.

Mas por que isso é importante? Ao saber o que te dá vontade de fumar, é mais fácil prevenir recaídas! "Quando identificamos os gatilhos podemos evitá-los quando possível, ou aprendemos a lidar com eles quando são inevitáveis", considera a psicóloga Ana Carolina Schmidt, do Vida Mental Serviços Médicos e especialista em dependência química.

O problema, um gatilho para uma pessoa, nem sempre o é para outra. "Os gatilhos podem variar de pessoa para pessoa e isso faz com que cada fumante se posicione de formas diferenciadas diante desses impulsos", considera a psicóloga Juliana Bilachi, especialista em tabagismo. Mesmo assim, por questões psicológicas ou mesmo físicas, alguns deles são clássicos. Listamos esses para você entender melhor porque a vontade de fumar aparece nesses momentos e ter algumas ideias de como driblar essas tentações no meio do caminho de parar de fumar:



0 Você estar em: “Quer parar de fumar? Identifique os gatilhos para driblar a vontade de acender o cigarro