PLANTÃO DE NOTÍCIA
Search

Noventa municípios do Rio Grande do Norte apresentam alta incidência da doença

Do total de municípios do Rio Grande do Norte, 90 apresentam alta incidência da dengue, 27 estão com média, 41 com baixa e nova com incidência silenciosa.
Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Controle da Dengue.

Segundo o boletim referente à Semana Epidemiológica nº 35, o RN apresentou 17.685 casos notificados como suspeitos de dengue, entre o início deste ano até o último dia 31, o que aponta uma queda de 45,23%, em comparação ao mesmo período de 2012, quando foram registradas 32.287 notificações da doença.
Nesse período, foram confirmados 6.153 casos de dengue no Rio Grande Norte, número que, no mesmo período do ano de 2012, correspondeu a 12.400, o que representa um decréscimo de 50,38%.


Conforme os dados da Sesap, os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Natal (2.603), Parnamirim (1.414), Pau dos Ferros (1.283), Santa Cruz (954) e Caicó (704).


O Programa Estadual de Controle da Dengue, dentro de sua estratégia de prevenção e vigilância epidemiológica, reforça junto à população e gestores de saúde alguns cuidados básicos diante da doença: eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, não jogar lixo em terrenos baldios, evitar recipientes que acumulem água e limpar periodicamente as caixas d'água, deixando-as tampadas.


Com o objetivo de bloquear a transmissão da dengue e controlar surtos, o Programa vem realizando operações de UBV (carro-fumacê), nos municípios. Atualmente a operação está sendo feita em Parnamirim, desde o último dia 3.

A técnica responsável pelo Programa, Sílvia Dinara Alves, destaca ainda a importância de as pessoas ficarem atentas aos sintomas da doença: "em seu estágio inicial, são semelhantes aos de uma virose, como dores no corpo e febre. Então, o recomendado é procurar a unidade de saúde mais próxima para o diagnóstico da doença e início do tratamento adequado".


TAG

0 Você estar em: “Noventa municípios do Rio Grande do Norte apresentam alta incidência da doença