PLANTÃO DE NOTÍCIA
Search

Sesap dá início à campanha anual de vacinação contra a raiva animal que pretende vacinar 695 mil animais em todo estado



A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte deu início ontem (14) à campanha anual de vacinação contra a raiva animal. A expectativa da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental da Sesap é vacinar 695 mil animais, sendo 487 mil cães e 208 mil gatos. Este ano o “Dia D” da campanha será no dia 14 de setembro, quando se desenvolverá em todo o estado várias ações educativas e de imunização.

Ontem, os 167 municípios deram início às suas ações para imunização de animais, através de postos volantes onde técnicos vão percorrer áreas rurais e as mais distantes dos Centros de Controle de Zoonozes (CCZs), afim de realizar ações preventivas e de vacinação. De acordo com a técnica do Programa de Controle da Raiva da Sesap, Jeane Suassuna, o Estado está abastecido com vacinas e insumos de prevenção para que nenhum animal fique sem atendimento e corra o risco de contrair a raiva.

De acordo com a Sesap, o último caso de humano infectado pela raiva no RN aconteceu em 2010 no município de Frutuoso Gomes, quando um agricultor foi ferido por um morcego que estava contaminado e, por desconhecimento do risco de transmissão da raiva por esse animal, não procurou atendimento médico e morreu. Segundo a secretaria, desde então nenhum outro caso de raiva humana foi registrado.
Dados da Sesap indicam que entre janeiro e julho deste ano foram diagnosticados nove animais contaminados com a raiva no estado, sendo um bovino em Pedro Velho, quatro morcegos em Natal, Pau dos Ferros e São Miguel, duas raposas em Boa Saúde e São João do Sabugi, e um gato em Lajes Pintadas.

Prevenção - Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) a cada 10 minutos morre uma pessoa contaminada pela raiva, no mundo, num total de 50 mil mortes por ano. A única forma de proteger seu animal de estimação contra a raiva é através da vacina anti-rábica, que é gratuita e deve ser tomada a cada ano. O animal só pode tomar a vacina a partir dos 90 dias de vida, fêmeas prenhes, animais idosos ou que estejam amamentando também devem ser vacinados.

Qualquer pessoa que tenha sido mordida ou arranhada por um animal do qual não sabe se foi vacinado contra a raiva, deve lavar o ferimento cuidadosamente com água e procurar, de imediato, a unidade de saúde mais próxima. Se for possível, o animal agressor deve ficar preso até que um veterinário possa vê-lo. O animal deve ficar em observação por, pelo menos, 10 dias.

A vacina anti-rábica utilizada na campanha não pode ser utilizada por outras espécies de animal, como macacos, coelhos ou hamsters, só em cães e gatos. Para vacinar os animais é necessário apresentar a carteirinha de vacinação, que também pode ser feita no local.


TAG

0 Você estar em: “Sesap dá início à campanha anual de vacinação contra a raiva animal que pretende vacinar 695 mil animais em todo estado