PLANTÃO DE NOTÍCIA
Search

Fábio Faria propõe ao governo perdoar dívidas dos pequenos produtores rurais com o Banco do Nordeste


As dívidas dos pequenos produtores rurais junto ao Banco do Nordeste (BNB) crescem a cada ano de seca que assola o Semiárido Nordestino. A estiagem tem dizimado lavouras e gerado grande perda do rebanho. Os prejuízos impossibilitam o pagamento de dívidas contraídas junto ao Banco do Nordeste (BNB) e levam o agricultor à inadimplência. Para amenizar os problemas gerados pela maior seca dos últimos 40 anos, o deputado federal Fábio Faria encaminhou à presidenta Dilma Rousseff um pedido para que essas dívidas sejam perdoadas.
“A maioria dos municípios nordestinos está em situação de calamidade pública e os pequenos agricultores já não têm recursos nem para sua própria subsistência. Estudos mostram que os prejuízos com a perda da lavoura e do gado já chegam ao montante de R$ 6 bilhões no Nordeste. Nossa sugestão é que o Banco do Nordeste se mantenha firme no propósito de dar suporte à economia da região e apoiar o homem do campo nesse momento”, justificou o Segundo Vice-presidente da Câmara dos Deputados, ao encaminhar o pedido.
Conforme pesquisa feita pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), as dívidas dos produtores rurais do Nordeste somam cerca de R$ 10 bilhões. Mais de 114 mil produtores estão inscritos na Dívida Ativa da União e, por isso, não podem renegociar o pagamento dos empréstimos. 
Estella Dantas
Assessora Especial do Dep.Fábio Faria (PSD/RN)
Segunda Vice-Presidência da Câmara dos Deputados


TAG

0 Você estar em: “Fábio Faria propõe ao governo perdoar dívidas dos pequenos produtores rurais com o Banco do Nordeste