PLANTÃO DE NOTÍCIA
Search

Emparn prevê chuvas mais fortes a partir da 2ª quinzena

O céu nublado e as temperaturas mais amenas registradas no fim de semana passado devem se repetir durante esse mês. Apesar de as precipitações registradas terem sido inferiores à expectativa, a previsão é de chuvas a partir da segunda quinzena de maio. Quem afirma é o meteorologista Gilmar Bristot. “Estamos prevendo uma condição mais favorável de chuva no segunda quinzena do mês de maio no litoral e interior do estado. A previsão para o mês de maio é próxima da normalidade”, diz.


O meteorologista afirmou que não tem como prever o volume de chuvas, mas é alta a probabilidade de que a segunda quinzena seja melhor do que a primeira. “Devido a atuação de vários sistemas favorecendo a ocorrência de chuva”, frisou.

A ocorrência de chuvas também vai contribuir na redução da temperatura, que estava registrando cerca de um grau acima da média normal. “Com a chegada das chuvas as temperaturas voltam para seu patamar normal. Com máxima em torno de 30º e mínima de 22º. São condições normais”, avaliou.

Apesar das chuvas o interior do estado ainda está muito seco devido às poucas chuvas registradas no início do ano. “Choveu em algumas cidades, mas não recuperou a condição de seca”, disse. O meteorologista explica que a condição de seca não se desfez. “Em alguns municípios aliviou, mas quando analisamos os índices pluviométricos, vemos que ainda estão muito baixo”, avaliou.

De acordo com o meteorologista da Emparn, o litoral e agreste potiguar estão passando por um novo momento climático e a previsão é que o período compreendido entre os meses de maio a julho registrem chuvas perto da normalidade. “As chuvas devem ficar perto de 600mm e 650mm em maio, junho e julho”, ponderou Gilmar Bristot.

Entre às 7h de sexta-feira e às 7h desta segunda-feira, a Emparn registrou precipitação em 29 postos de monitoramento, sendo a maior chuva registrada no município de São José do Seridó, de apenas 10mm. Os demais municípios registraram precipitações entre 1,2 e 7,1 milímetros. No final de semana anterior, a Emparn havia registrado chuvas maiores, entre 92 mm, no município de Venha Ver e 53,4 mm em Major Sales.

Da Tribuna do Norte


TAG

0 Você estar em: “Emparn prevê chuvas mais fortes a partir da 2ª quinzena