PLANTÃO DE NOTÍCIA
Search

Alto Oeste recebe obras efetivas de convivência com a seca

A região Alto Oeste está recebendo a partir desta semana obras emergenciais para amenizar os efeitos da estiagem. Uma empresa contratada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) está em campo recuperando e instalando 270 poços nos 142 municípios decretados em situação de emergência.
Serão investidos 5,2 milhões de reais, vindos da Secretaria Nacional da Defesa civil através de um termo de cooperação técnica entre a Semarh e a Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (SEJUC). As obras estão começando no Alto Oeste, em seguida no Seridó e Agreste.

A empresa contratada é especializada em recuperação de sistemas de bombeamento de poços tubulares. Esses poços são utilizados para abastecimento dessas comunidades que necessitam do aumento da oferta de água para a produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal.

A contrapartida do estado se dá no âmbito operacional e logístico. A Semarh é responsável por selecionar os municípios e comunidades onde serão executadas as ações de recuperação e exercerá, através dos seus técnicos, o controle e fiscalização sobre a execução dos projetos.

A primeira cidade a receber os benefícios será Luís Gomes. Serão 18 poços recuperados no município que ajudarão a atender a demanda de água da população. “Estamos fazendo um grande esforço para que o problema do abastecimento de água em Luis Gomes seja sanado. Esses poços representarão um acréscimo de aproximadamente 200 mil litros de água por dia, para consumo humano e animal” disse Gilberto Jales, secretário de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN. Outra iniciativa do Governo do estado foi a de priorizar o andamento das obras no trecho da adutora Alto Oeste que chega até cidade.Segundo Jales, as obras estão bem adiantadas e até o final do ano a adutora estará abastecendo Luís Gomes.


TAG

0 Você estar em: “Alto Oeste recebe obras efetivas de convivência com a seca