PLANTÃO DE NOTÍCIA
Search

Nono dígito deve ser instalado no RN até 2016

Somente em 2016 é que os números de celular devem ter nove dígitos no Rio Grande do Norte. É o que prevê proposta da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e que será avaliada na próxima quinta-feira, 25. O nono dígito deve ser adicionado a todos os números de celular em operação, que somavam 4.318.677 no RN, em setembro passado, de acordo com dados da Anatel. 
O incremento de um novo número é para aumentar a oferta de linhas, que cresce todos os meses em todo o Brasil. Por enquanto, apenas na cidade de São Paulo a novidade foi implementada, no fim de julho passado. 
De acordo com o cronograma proposto pela Anatel, o Estado do Rio deve concluir a mudança até o final de 2014, enquanto que os demais Estados terão os prazos definidos ao longo do período do cronograma, que se expira em 31 de dezembro de 2016, prazo final para o RN. 
Por um tempo determinado, as ligações com oito dígitos ainda serão completadas para adaptação das redes e usuários. Gradualmente haverá interceptações e os usurários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período, as chamadas com 8 dígitos não serão completadas. 
O nono dígito deve ser acrescentado, no momento da discagem, por todos os usuários de telefone fixo e móvel que ligam para telefones móveis, independentemente da sua área de origem. Ou seja, quem ligar de outros Estados para celulares também deverá marcar os nove dígitos para que a chamada seja completada.


TAG

0 Você estar em: “Nono dígito deve ser instalado no RN até 2016