PLANTÃO DE NOTÍCIA
Search

Celulares devem ter nono dígito até 2016

O Rio de Janeiro terá de acrescentar o número nove à frente dos números de celular em 2013. Em 15 dias, o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve apresentar um cronograma para a adoção do nono dígito no País inteiro, a começar pelo Rio, no ano que vem, informa a assessoria de imprensa da agência.

A capital fluminense tem hoje 17,6 milhões de chips em uso, e a capacidade de oferta de linhas é de 37 milhões. Com o acréscimo do novo dígito, a capacidade dobra para 90 milhões.

São Paulo e 63 cidades em seu entorno ganharam o nono dígito no dia 29 de julho. A região foi a primeira a adotar a medida porque a demanda por novos chips estava quase equivalente à capacidade da ofertas de linhas . Quarenta e dois milhões de chips estavam ou em uso ou prontos para a venda na área 11. O limite — até onde as combinações de números com oito dígitos são possíveis — era de 44 milhões.

A próxima região a ganhar o nono dígito, na sequência do Rio, será o Vale do Paraíba, que compreende os municípios com DDD 12, hoje com 3,5 milhões de linhas. A informação foi dada pelo presidente da Anatel, João Rezende.

A expectativa é de que até 2016 o Brasil todo ganhe um novo dígito na telefonia móvel, conforme previsão da associação que representa as empresas de telecomunicação Telebrasil.


TAG

0 Você estar em: “Celulares devem ter nono dígito até 2016