PLANTÃO DE NOTÍCIA
Search

Luis Gomes completa nesta quinta-feira 200 dias sem água nas torneiras

O município de Luís Gomes, distante 250 quilômetros de Mossoró e que tem 10 mil habitantes, completa amanhã 200 dias que não recebe água nas torneiras.

Devido às poucas chuvas em 2011 e 2011, o açude que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte coletava água para abastecer a cidade secou.

Três meses antes, porém, a população fez protesto na cidade cobrando do governo do Estado medidas urgente para evitar o colapso, mas esta providência não veio.

Atualmente a cidade está sendo abastecida com carro pipa, que distribui água em cisternas e a população pega a água usando latas, caldeirões e baldes.

Para resolver o problema de abastecimento da cidade, é preciso investir aproximadamente R$ 3,5 milhões para fazer adutora de 9 km do Açude do Saco, de Major Sales.

Outra opção é o Governo do Estado investir aproximadamente R$ 26 milhões na conclusão do Sistema Adutor do Alto Oeste, que tem ramificação na cidade.

Entre as opções, o Estado optou por investir no Sistema Adutor do Alto Oeste. Neste caso, a rede de abastecimento de Luis Gomes só será alimentado em 8 ou 9 meses.

Até lá a cidade vai continuar sendo abastecida com carro pipa. Esta semana a CAERN enviou mais 7 caminhões para transportar água da cidade Uiraúna (PB) para a cidade.

O secretário Gilberto Jales, da secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, informou que a governadora vai priorizar o investimento no Sistema Adutor.


TAG

0 Você estar em: “Luis Gomes completa nesta quinta-feira 200 dias sem água nas torneiras