PLANTÃO DE NOTÍCIA
Search

Dia de São José é momento de rezar e pedir por mais chuvas


Patrono da Igreja Católica, pai adotivo de Jesus, operário da madeira, exemplo de chefe de família e de obediência a Deus. Essas são algumas representações de São José no imaginário dos fiéis, cuja simbologia ganha força com a retratação de cenas da vida cotidiana do santo por artistas, nos diversos períodos da história, principalmente no Renascimento e no Barroco.
Mas é justamente no Nordeste que a devoção a São José, destaca-se por completar, juntamente com Santa Luzia (festejada no dia 13 de dezembro) e São Sebastião (20 de janeiro), a trilogia dos santos que intercedem junto a Deus para mandar chuva, sinônimo de fartura na mesa dos nordestinos.
Com a quadra chuvosa quase consolidada, hoje, Dia de São José, os agricultores dos quatro cantos do nordeste aproveitam para agradecer, por meio de orações, missas, novenas, festa e com mesa farta.
Embora a Ciência refute a ligação, o Dia de São José acontece próximo à passagem do Equinócio, dia 22, quando o sol se desloca sobre o Equador.
Coincidência ou não, esse período do ano é favorável para as chuvas no Estado, devido à posição mais ao Sul da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). "Parte dessa relação tem a ver com isso", reconhecem os especialistas, destacando que a quadra chuvosa deste ano está se confirmando. A irregularidade das chuvas, até o momento, não está sendo boa para a agricultura. No entanto, a segunda quinzena de março é a data limite para a confirmação de um bom inverno. Na noite de ontem em Riacho de Santana choveu 10 mm.


TAG

0 Você estar em: “Dia de São José é momento de rezar e pedir por mais chuvas