PLANTÃO DE NOTÍCIA
Search

Surto de gripe A assusta moradores de cidade no sertão do Ceará

A população de Pedra Branca (CE), de 43 mil moradores, está assustada. Em cinco dias, 232 pessoas deram entrada no Hospital de Pedra Branca com os sintomas da gripe A-H1N1. "Eu senti uma fraqueza, uma dor na barriga, e febre", conta Simões Alves Carneiro, agricultor.

O hospital criou um setor de notificação para centralizar os casos suspeitos que chegam a todo instante. Quem tem os sintomas mais graves vai para observação.

Os casos vieram à tona depois que um professor de uma escola profissionalizante, com fortes sintomas, foi à Fortaleza para se tratar e lá recebeu o diagnóstico da gripe "A-H1N1". Ele disse que teria tido contato com uma pessoa doente que veio de São Paulo.

O Hospital de Pedra Branca recebeu remessas do medicamento para combater a gripe no fim de semana. Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará, exames de laboratório feitos em Fortaleza confirmaram onze casos.

Em uma reunião, estado e município traçaram estratégias para combater o surto da doença. "O que nós queremos é exatamente isso, que os casos sejam diagnosticados rapidamente, que o Estado possa apoiar o município na realização dos exames e nesta articulação do Ministério da Saúde pra que não falte nenhuma estrutura, para que o tratamento seja realmente eficaz", declara Arruda Bastos, secretário estadual de Saúde/CE.


TAG

0 Você estar em: “