PLANTÃO DE NOTÍCIA
Search

Satélite gigante cairá na Terra nesta sexta-feira

Um satélite do tamanho de um ônibus se chocará contra a Terra na próxima sexta-feira, segundo informou a Nasa, que acompanha atentamente sua trajetória e garante que o risco para a população é muito pequeno. A probabilidade de que algum dos restos do satélite UARS (Upper Atmosphere Research Satellite), que pesa 5,6 toneladas, atinja uma pessoa é de uma em 3,2 mil, informou a Nasa nesta segunda-feira. Por enquanto, só se sabe que ele cairá entre o norte do Canadá e o sul da América do Sul.

É muito difícil calcular quando chegará à Terra um satélite fora de controle. Qualquer pequena mudança na hora de sua volta na atmosfera é traduzida em milhares de quilômetros de diferença sobre o lugar no qual impactará. A chegada estava prevista para final de setembro ou início de outubro, mas sua queda foi antecipada devido ao aumento da atividade solar na semana passada.

Dessa maneira a data prevista é para esta sexta-feira, embora exista uma margem para um dia antes ou depois. Os cientistas calculam que osatélite se despedace em pelo menos 26 grandes pedaços que sobreviverão as altas temperaturas ao passar pela atmosfera.


TAG

0 Você estar em: “