PLANTÃO DE NOTÍCIA
Search

PMs acima do peso perdem 1,5 t em 30 dias no interior de SP

Os policiais militares de Marília, no interior de São Paulo, conseguiram cumprir as metas do desafio iniciado em 6 junho e perderam em 30 dias mais do que a 1 t de peso prometida. Nesta segunda-feira, o comando do 9º Batalhão do Interior (responsável por Marília e 25 cidades da região) divulgou o resultado: os 750 homens da corporação que participaram do desfio perderam juntos 1,5 t ou 2 kg em média cada um.
"O resultado foi ótimo, ficou bem acima de nosso objetivo, que era perder 1 t de peso", disse o major Flávio de Pádua Godoi, subcomandante do 9º Batalhão. "Os resultados ainda não foram tabulados individualmente, mas a pesagem de todos os PMs foi feita e no total perdemos 1,5 t ou seja, 50% acima da nossa previsão", completou.
O desafio foi iniciado depois que uma pesquisa científica da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) constatou que 68% estão gordinhos, sendo que 50% estão com sobrepeso e 18% apresentam algum tipo de obesidade. A pesquisa - realizada por três médicos, sendo dois oficiais da PM - avaliou os fatores de risco para doenças cardiovasculares na corporação e constatou ainda que 62% dos PMs com menos de 35 anos estão acima do peso e com idade superior a 35 anos, esse índice sobe para 72%.
Embora o resultado tenha sido considerado ótimo e a coordenação da pesquisa não tenha concluído a tabulação dos resultados individuais, o comando já sabe que muitos soldados não conseguiram perder peso, sendo que alguns, inclusive, ganharam peso nos últimos 30 dias. "Nosso trabalho daqui para frente tem estes homens e mulheres como foco. Vamos acompanhá-los individualmente para tentar saber o que está se passando", disse Godoi.
Segundo ele, diversos fatores externos, como horários e locais de trabalho serão checados para saber se têm alguma relação com o modo de vida desses soldados. "Além disso, vamos implementar novas ações, que passam a ser efetivas, no sentido de melhorar a qualidade de vida de nossos homens", afirmou.
De acordo com a pesquisa, 68% dos PMs com sobrepeso, entre 25% e 30% passam atualmente por tratamento médico. O estudo também constatou que 28% dos PMs possuem colesterol elevado, 5,3% são hipertensos, 3% são diabéticos, 39% tem gorduras no sangue, 38% tem antecedentes com doenças cardiovasculares e 48% prevalecem de estresse.


TAG

0 Você estar em: “PMs acima do peso perdem 1,5 t em 30 dias no interior de SP