PLANTÃO DE NOTÍCIA
Search

Nevoeiro e clima frio são atrações nas serras do RN

Portalegre/Martins - No período de julho e agosto, de repente o tempo muda na região serrana de Martins e Portalegre. Tudo fica cinzento. O nevoeiro reduz a visibilidade a uma distância de até 4 metros e às vezes menos. Para tráfego de veículos, é terrível tanto na cidade, como na rodovia de acesso, mas para o sertanejo é uma novidade agradável, pelo clima frio e principalmente pela opção de lazer. E as prefeituras das duas cidades realizam eventos como festival de gastronomia e de fondue, um convite a mais para optar por um passeio nesta região.
A secretária de Turismo de Portalegre (6.744 habitantes), Alcely Costa, disse que o período de nevoeiro trás benefícios, mas também prejuízos. Ela destaca o perigo das estradas e também a safra de castanha e caju que é razoável no município. "Este período é o que antecede a floração do cajueiro e o nevoeiro termina por gerar um fungo que queima a flor do cajueiro", explica Alcely Costa, adiantando que os benefícios, além do clima agradável, é o turismo.
Este é um dos motivos que leva o município a se preparar para, neste período do ano, realizar evento junino, de gastronomia e fondue e incrementar a prática do turismo. O prefeito Euclides Pereira de Sousa destaca investimentos públicos e privados feitos na infraestrutura do município para receber bem o turista, como o Terminal Turístico (público) e o Hotel Portal das Serras (privado). "Estamos trabalhando também as trilhas ecológicas para os mirantes naturais do município, que são muitos e bem interessantes", destaca Alcely Costa.
Com um pouco mais de infraestrutura, o município de Martins (7,5 mil habitantes) também tem o mesmo fenômeno da natureza. A cidade conta com dois hotéis, várias pousadas, dois mirantes públicos que ficam lotados neste período do ano. Assim como Portalegre, Martins realiza festival de gastronomia (neste ano no período de 21 a 24 de julho) e também festivais de fondue nos hotéis particulares, como o Serrano e Chalé dos Ingás.
A prefeita Maria José disse que no município também aconteceram investimentos públicos em obras de infra-estrutura para incrementar no turismo, mas reclama que é pouco. Pleiteia recursos federais para construir um teleférico, de acesso à Casa de Pedra. Também diz que trabalha para mapear as trilhas ecológicas de acesso a uma cachoeira e outros pontos turísticos do município.


TAG

0 Você estar em: “Nevoeiro e clima frio são atrações nas serras do RN